segunda-feira, 19 de agosto de 2013

87 Anos de Uma História Eterna!

 No último dia 13 de agosto, Fidel Castro completou 87 anos de vida, vida essa que em sua maior parte foi dedicada a luta contra o imperialismo estadunidense. mesmo com o covarde embargo sofrido por Cuba, Fidel nunca desamparou o seu povo e não deixou que lhes faltasse, principalmente, saúde e educação. Aliás, se tem uma coisa que faz com que o mundo se curve a Cuba e que cale até o mais crítico com relação ao comandante, isso é o sistema de saúde cubano, que conta com uma ampla rede de atendimento sendo capaz de amparar toda população de maneira eficiente, sem falar na área de pesquisa, há algumas semanas vimos notícias de descoberta da medicina cubana onde o tratamento de câncer não teria efeitos colaterais, além de mortalidade infantil baixíssima, que na América só é superada pelo Canadá e da expectiva de vida de encontrada na ilha, entre outras coisas.
 Já no quesito educação, Em 1958, antes do triunfo da revolução, 23,6% da população cubana era analfabeta e, entre a população rural, os analfabetos eram 41,7%. Em 1961 se realiza uma campanha nacional para alfabetizar a população e Cuba torna-se o primeiro país do mundo a erradicar o analfabetismo (Segundo dados do próprio governo). Hoje não há mais analfabetos em Cuba.
 No campo esportivo, Cuba também sempre desempenhou um belo papel, inclusive nos jogos olímpicos é comum vermos a ilha a frente de países muito maiores em território e em população, tendo revelado inúmeros atletas de alto nível.
 Fidel é um dos raros líderes mundiais que teve coragem de enfrentar os EUA e, com todas as dificuldades que isso lhe ocasionou, ele se manteve firme em sua conduta e sempre governou para seu povo, isso fez com que ele, ao meu ver, seja o maior ícone de luta contra a opressão e interesses imperialista, então posso dizer que dia 13 de agosto é o dia da luta contra os imperialismo, é o dia de Fidel!



Nenhum comentário:

Postar um comentário